É apresentado neste trabalho uma síntese do artigo proposto em sala "People-Centric Service Intelligence for Smart Cities", escrito por Hong Xu e Xuexian Geng.
Os objetivos dramáticos das Smart Cities incluem qualidade de vida, sustentabilidade e desenvolvimento, o que tornam atrativos para pesquisadores de diversas áreas, tratando de questões multidisciplinares. Dentro desses objetivos, estão todos os pilares de uma sociedade/cidade sendo cada um desenvolvido de uma forma inteligente agregando tecnologia e políticas efetivas.
Para atingir esses objetivos, governo e industria coletam uma gama de informações nucleares das Smart Cities com a utilização de tecnologias de comunicação e informação (ICT), também com o uso d Earth Observation (EO). Assim com o uso de Big Data, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, formam departamentos para que esses dados sejam tratados e devidamente utilizados para os fins de desenvolvimento e decisões chave.
O Serviço Centrado nas Pessoas, é a proposta desse trabalho, utilizar desse tipo de inteligência para ser o cerne das Smart Cities. Essa inteligência é um paradigma na era da informação, diferente da inteligência de negócio, apresenta compromisso com teorias, estratégias e tecnologias que atendam as necessidades e demandas dos cidadãos urbanos.
Duas questões são importantes precisam ser respondidas para o desenvolvimento de inteligência baseada no Serviço Centrado nas Pessoas nas Smart Cities: Como definir os níveis dessa abordagem e Quais são os desafios inerentes da mesma. A seguir, uma tabela que sintetiza os níveis.
Para questão dos desafios é listado alguns tópicos que os pesquisadores precisam focar:
- Infraestrutura: Os desafios da inteligência em infraestrutura são conteúdo sensível ao comportamento humano, conexão de informações de conhecimento coletivo e integração entre infraestruturas.
- Dinâmica Humana: As interações multi-espaço, efeitos de agregação de indivíduos e suas relações espaço-temporais, variação de componentes, culturas e forças.
- Entendimento e Predição Humana: A percepção, pensamento, sentimento, decisão, interação e ação dos seres humanos; as diferenças entre indivíduos, grupos e culturas; a influência de outros seres humanos e meio ambiente; e o mecanismo de explicação das teorias da previsão.
- Interface Homem-Máquina: As tecnologias IHM de baixo custo e onipresentes no ambiente urbano; pessoas envolvidas em serviços de IHM orientados a conteúdo com base na integração de informações de várias fontes; e transparência e IHM favorável à cultura, com menos mídia.
Neste artigo ainda é proposto duas estruturas, uma teórica e outra técnica, para inteligência baseada no Serviço Centrado para Pessoas ser aplicada no contexto de Smart Cities. Na estrutura teórica, as necessidades da população é dividida em seis camadas, como proposto na teoria de Maslow [1]: implementação computacional(1), teoria do comportamento(2), teoria da atitude(3), teoria social(4), teoria do valor(5) e teoria da auto-atualização(6). Já a implementação técnica é organizada nos nível de 'digital city', 'open city', 'intelligent city'.
Por fim, existe uma proposta de esquema ambiciosa, concentra-se no coletivo, perceber, processar, aprender e decidir em um padrão de pensamento coletivo.
Dentro do artigo também são apresentados diversos projetos da cidade inteligente de Wuhan, na China, para relacionar as estruturas teóricas e técnicas, inclusive mostrando as funções dos projetos. Dentre todos listados, serão destacados três nesse texto.
Smart decision-making system for govern
Uma plataforma de governança digital é construída sob a estrutura da plataforma pública de dados geográficos, desenvolvida para fornecer serviços integrados e inteligentes para organizações e gerenciamento do governo, o que também melhora a capacidade de tomada de decisão do governo ao introduzir o governo eletrônico.
Estrutura Teórica: Capacidades Computacionais(0) /Demanda, Escolha (1).
Estrutura Técnica: 'Digital City'.
Smart Fisheries Pilot Project
A tecnologia de detecção de IoT está integrada em todo o processo de produção da aquicultura, gerenciamento e serviço, também plataforma em nuvem de computação é construída para suportar gerenciamento dinâmico fino unificado de aquicultura. Representa o desenvolvimento direção da "agricultura inteligente".
Estrutura Teórica: Capacidades Computacionais(0) /Demanda, Escolha e Preferência(1).
Estrutura Técnica: 'Digital City'.
Intelligent pension platform
Fornece para pessoa idosa com uma série serviços incluindo serviço de limpeza, manutenção elétrica, compra de alimentos, cuidado humano, aprendizado de entretenimento, custódia e assistência de emergência. Esta plataforma inovou o serviço, no modelo técnico e no modelo de gestão de idosos, especialmente idosos com mais de 60 anos.
Estrutura Teórica: Capacidades Computacionais(0) /Demanda, Escolha e Preferência(1)/Saúde e Segurança(2).
Estrutura Técnica: 'Digital City'.
Referências
[1] Maslow, A.H. A Theory of Human Motivation. Psychol. Rev. 1943, 50, 370–396.
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