terça-feira, 3 de setembro de 2019

DOE SG - We Don't Have Much Time

Esse material traz uma perspectiva americana do fenômeno "Smart Grid", onde em primeiro plano reforça-se que a infraestrutura dos sistema elétrico tradicional já galgou patamares incríveis e apresentou uma agenda formidável com o desenvolvimento e desafios ao longo dos tempos. No segundo plano é lançado um olhar otimista sobre os avanços que estão por vir, esses que estão totalmente relacionados aos adventos que a internet trouxe para dentro dos sistemas elétricos de potência.

Para um curto prazo, uma rede elétrica mais inteligente vai funcionar de forma mais eficiente, possibilitando a entrega de um serviço melhor, assim como impactos sociais significativos. Já numa visão duradoura, o conceito "Smart Grid" será considerado uma transformação  similar ao que conhecemos como grandes revoluções da história, será uma mudança na cultura mundial, na forma trabalhar, na forma de nos relacionarmos entre a gente e com o meio ambiente.

Uma rede elétrica mais inteligente estará preocupada em entregar uma confiabilidade jamais alcançada, acessibilidade constante, acomodação total das fontes de energia renováveis e tradicionais, redução da emissão de carbono, agregar avanços que ainda serão descobertos ( talvez por alguns alunos desse curso de mestrado) e impulsionar a corrida global por diferentes mercados.

Assim como outros fenômenos que revolucionaram o mundo em que vivemos, chegaremos a um momento de difusão máxima do conceito, quando isso ocorrer não será possível imaginar uma vida antes de existir o Smart Grid. Caminharemos a passos largos para essa revolução, porém ainda esta aberto para as diversas possibilidades futuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário