O projeto a ser desenvolvido tem como perspectiva realizar uma avaliação da cidade de Itajubá, onde fica a Unifei, quanto aos aspectos de cidades inteligentes. Para isso, será escolhido indicadores utilizados por entidades que desenvolvem esse tipo de pesquisa e que são reconhecidos como referência internacional.
No primeiro momento, foram escolhidos os relatórios do projeto CITYkeys [1] como referência de indicadores para este trabalho. Financiado pelo programa HORIZON 2020 da União Europeia, a CITYkeys desenvolveu e validou, com a ajuda das cidades, indicadores-chave de desempenho e procedimentos de coleta de dados para o monitoramento comum e transparente, bem como a comparabilidade de soluções de cidades inteligentes nas cidades europeias.
A intenção é selecionar os indicadores aplicáveis no estudo da cidade, e realizar um análise quantitativa e crítica quanto aos aspectos presentes e ausentes dentro da cidade de Itajubá. Também é aberto a possibilidade de realizar uma comparação quantitativa com relação a outras cidades de mesmo porte consideradas inteligentes no mundo.
Referência
[1] Link do projeto CITYkeys: http://www.citykeys-project.eu/